Bruno Branco – Reflexões de um poeta

Indicado na primeira fase do Troféu Promessas, o cantor Bruno Branco vive intensamente a música por meio de composições poéticas e que expressam seus sentimentos para Deus

 

Se for preciso, retiro os móveis / Se for necessário, tiro minhas coisas / Vou pra janela, coloco flores / Limpo a poeira do vidro, deixo transparente / Pinto as paredes pra chamar Sua atenção / E coloco sempre meus bilhetes, pra nunca esquecer / Destranco as portas, entrego as chaves / Onde está o valor destas coisas, disso aqui sem Você [...].” (“Canção pra Você” – Bruno Branco.)

Na vida do cantor e compositor Bruno Branco, o dueto “poesia e reflexão” andam de mãos dadas. Uma parceria bem-sucedida, que o acompanha há anos. Bruno traz para a música cristã versos que pareciam estar esquecidos em algum lugar… Mas que foram trazidos de forma surpreendente por meio de suas canções. Em cada uma delas, o cantor usa de expressões cotidianas, traduzidas em palavras simples, carregadas de uma musicalidade diferenciada que mostra a simplicidade do evangelho.

Alguém disse certa vez que “a música fala aonde, muitas vezes, as palavras não chegam”. É isso que Bruno procura fazer por meio de seu trabalho, uma música que fale na alma, que toque nas pessoas de forma a gerar reflexão. Cada verso que compõe, revela um pouco sobre os princípios cristãos do cantor e suas experiências pessoais. Uma boa prova disso está nos versos da música “Canção pra Você”, citada no início deste texto. Canção de trabalho do primeiro álbum do cantor Bruno Branco, intitulado “Lado a Lado”.

Nessa canção, Bruno deixa evidente a sua poesia, levando o público a refletir sobre a reforma interior que só Deus pode fazer na vida de seus filhos. A composição dessa canção tem uma história interessante compartilhada pelo próprio cantor: “No final de 2008, comprei um apartamento que estava caindo aos pedaços. Decidi reformá-lo. Eu morava com minha avó e achava que precisava ir morar sozinho, me casar etc. Queria muito uma mudança na minha vida e apliquei essa mudança na reforma do apartamento. Após a reforma, o apartamento estava simplesmente perfeito. Mas lá estava eu, sozinho na sala, olhando para aquele porcelanato lindo, mas com um enorme vazio dentro de mim. Foi então que me ajoelhei e o Espírito Santo disse ao meu coração: ‘Quem precisa de reforma é você. A casa está linda, você fez isso para chamar a atenção, ser amado, mas a casa que eu quero mexer é você. Você é o templo. Não adianta nada disso aqui, se você, a verdadeira casa, estiver em ruínas”, recorda-se o cantor que, após essa experiência, colocou o apartamento à venda e retornou para a casa da família.

Foi assim, por meio de vivências pessoais, que Bruno Branco construiu poeticamente o álbum “Lado a Lado”. Lançado em dezembro de 2011, o disco tem oito faixas, todas assinadas por ele. O álbum recebeu elogios do público e da crítica musical por ser um diferencial no mercado fonográfico gospel. Bruno comenta detalhes da gravação: “Gravamos esse trabalho com um som folk (música folclórica) e acústico. Usamos três violões, um banjo, uma escaleta e alguns recursos de percussão. O trabalho foi produzido por Jordan Macedo, um dos grandes nomes do segmento gospel, que assina trabalhos como o de Thalles Roberto e Palavrantiga. A seleção das faixas foi resultado da sensibilidade do Jordan, que as escolheu com a equipe, em um universo de 15 músicas que apresentei para o estúdio. Interessante que depois de pronto, percebi como tudo foi escolhido com a medida certa”, conta.

Em dezembro de 2011, Bruno lançou o primeiro videoclipe do álbum “Lado a Lado”. A música escolhida foi “Simples”. E foi por meio desse clipe que Bruno foi indicado ao Troféu Promessas na categoria “Pra Curtir”, que valoriza os trabalhos independentes. Sobre a indicação, ele diz: “É difícil descrever tamanha alegria. Fiquei muito feliz e honrado por participar de um prêmio tão importante, com artistas tão relevantes. Mesmo não passando para a segunda fase, sinto-me vencedor, pois tive a oportunidade de estar ao lado de grandes nomes e talentos. Foi uma prova de que vale a pena colocar o talento à disposição daquele que nos deu tudo: Cristo”, enfatiza Bruno que ainda acrescenta: “A premiação honra um trabalho feito com objetivos claros: honrar Cristo por meio da arte. Creio que este é o meu objetivo e de todos os participantes do Troféu Promessas. E mostra também que finalmente nossa música está rompendo paredes.”

 

Os pequenos começos

Natural de Belo Horizonte (MG), as poesias começaram a fazer parte da vida de Bruno ainda na adolescência. Naquela época, ele rascunhava em um caderno os primeiros versos. E tudo servia como inspiração, como a ida a um supermercado, uma conversa entre mãe e filho, enfim, cenas do dia a dia do mineiro Bruno.

 

Bastou juntar as duas coisas – poesia e música – para que ele chegasse onde está hoje. E música vem de família. Isso porque, certa vez, Bruno descobriu que seu bisavô havia sido maestro da banda da marinha: “Acho que isso, de certa forma, me chamou atenção para a música”, diz.

Foi na adolescência também, mais precisamente aos 14 anos, que Bruno conheceu sua maior referência – Jesus. Atualmente, ele mora na cidade mineira de Conselheiro Lafaiete e é membro da Igreja Projeto Vida para as Nações (PVN Church), liderada pelo pastor Ivomar Campos.

 

Bruno tem uma característica peculiar. É um autodidata. Aprendeu a tocar sozinho vários instrumentos, entre eles, o violão. Quando iniciou seus primeiros acordes, Bruno tocava com um violão emprestado do vizinho. Mas sempre tinha que devolvê-lo, e isso o incomodava, pois queria passar mais tempo com o instrumento: “Orei e pedi a Deus que me desse um violão. Orei também dizendo que não iria mais pegar o violão emprestado. Um dia, quando retornava do colégio, assim que cheguei em casa, um tio me presenteou com um violão”, conta Bruno sobre a sua minha primeira experiência de fé com Deus.

 

Além de cantor, escritor e compositor, Bruno ainda é formado em Direito. Mas não há dúvidas de que a sua maior virtude está relacionada à música: “Uso a música e a escrita para compartilhar os meus valores de vida e a arte”, ressalta o mineiro que tem duas de suas composições gravadas por Luciano Manga, um grande intérprete da música cristã e primeiro vocalista da banda Oficina G3. Atualmente, Manga faz parte do Ministério de Louvor Vineyard Brasil.

Algo que tem sido extremamente gratificante para Bruno é saber que seu trabalho é reconhecido e que várias pessoas podem testemunhar sobre isso. Ao longo da sua caminhada de mais de 18 anos vivenciados na música cristã, pessoas têm confirmado a trajetória de sucesso do cantor por onde passam.

Prova disso, é que, recentemente, Bruno foi reconhecido por referências do segmento gospel. Entre eles, Maurício Soares, Diretor Executivo da Sony Music Selo Gospel, que disse ter “finalmente encontrado algo diferenciado no mercado”. Já Ana Paula Porto, Gerente Executiva da Gravadora Graça Music, usou seu microblogging Twitter para elogiar o trabalho do mineiro: “O Jordan caprichou na produção.” Já o músico e compositor, Wilson Sideral, destacou a excelência do som: “Muito bom, Bruno! Excelente material [...].”

O talento do poeta tem conquistado também as gravadoras. Em junho deste ano, a Sony Music lançou uma coletânea de músicas cristãs voltadas para o “Dia dos Namorados”, intitulada “Amor D+ 2012”. E “Canção pra Você”, foi uma das músicas selecionadas. Já em julho, a Sony reuniu vários artistas no projeto “Nova Música Cristã Brasileira”, lançada em formato digital. Bruno foi convidado a fazer parte de mais esse projeto com a canção “Simples”.

Devido à sua forma poética de abordar a música e sua proposta musical diferenciada, Bruno Branco foi convidado a fazer parte, desde março deste ano, da equipe de artistas do site “Balaio de Notas” (www.balaiodenotas.com). O espaço conta com a participação de outros nomes de expressão da música cristã, entre eles, Marcela Taís e Hélvio Sodré, e tem como objetivo debater a arte e divulgar a diversidade musical.

O cantor tem mostrado seu trabalho tocando em igrejas de Belo Horizonte e região metropolitana, com banda ou com voz e violão, já tendo visitado também outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Sobre os próximos projetos na carreira, o cantor diz: “Pretendo lançar um CD no início de 2013, possivelmente acompanhado de um DVD.” Certamente uma boa notícia para o público que curte o seu trabalho.

O cantor mineiro deixa uma mensagem a todos os leitores: “Primeiramente agradeço o engajamento de todos, não só daqueles que curtiram a minha música, mas dos que estão acompanhando o Troféu Promessas e acreditam na importância que a arte cristã tem para o Reino. E que isso sirva para despertar aquele que tem talento e que ainda não colocou em prática os seus dons, quer sejam na música ou em outra área. E podem esperar, o próximo trabalho virá com muita arte e evangelho juntos”, antecipa.

 

Conheça mais sobre o trabalho de Bruno Branco:
www.brunobranco.com.br
@brunobrancolive

 

Quartel Design – Assessoria
Por Ana Paula Costa | Coronel de Comunicação
E-mail: imprensa@trofeupromessas.com.br