Mariana Ava ? Vocação para a pluralidade de estilos

Finalista na categoria ?Pra Curtir?, cantora traz para a música evangélica nacional o seu talento e a diversidade musical

 

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra ?vocação? quer dizer ?inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo?. O significado se aplica muito bem à cantora e compositora Mariana Ava. Com o seu trabalho, ela tem alcançando o gosto de pessoas de diversos segmentos, que reconhecem a sua qualidade musical e a marca da unção que imprimem excelência em sua carreira.

O fato é que desde pequena Mariana sempre se identificou com a música. Incentivada pelos pais, fez aulas de piano, violão, canto e jazz. Na história de vida de Mariana Ava Teixeira Zuclich, o conjunto dessas atividades já revelava o talento da cantora para a área musical.

Ela nasceu no dia 24 de janeiro, na capital paulista. Mas, com menos de um ano, foi morar com os pais, em Goiânia, capital do estado de Goiás. Por serem músicos e pastores, os pais sempre foram a base de sustentação em sua vida. Deles, Mariana recebeu tanto a influência na área do louvor quanto os conhecimentos da Palavra de Deus. O fundamento bíblico e a estrutura familiar norteiam sua vida até hoje.

Uma lembrança interessante da infância com a música foi quando Mariana cantou pela primeira vez na igreja. A canção escolhida foi ?Telefone do Céu? (Corinhos Evangélicos), cuja pequena letra diz assim: ?O telefone do céu é oração / O telefone do céu é joelho no chão / Disque uma vez disque duas ou três E se não atender E se não atender Disque outra vez.? Mariana tinha apenas seis anos quando esse fato aconteceu: ?É tão interessante recordar isso, pois me lembro que errei a letra e comecei a chorar na frente da congregação?, conta dando boas risadas.

Os primeiros passos como compositora vieram assim que aprendeu a escrever. Mariana logo se interessou por poesias e rimas: ?Tenho esses registros guardados em pequenos livros com ilustrações próprias. Confesso que desenhava mal, mas escrevia bem?, brinca. E foi aos oito anos de idade, que ela compôs seu primeiro refrão cuja letra é: ?Cristo Jesus, Ele é a luz. Ele é alguém em quem podemos confiar. Cristo Jesus, fonte de luz, a minha vida em suas mãos está.?

Em 1997, seus pais decidiram se mudar para a Flórida, nos Estados Unidos, seguindo o chamado de Deus para a vida deles ? realizar em terras americanas uma obra missionária. Permaneceram ali por quatro anos. Nessa época, Mariana tinha nove anos de idade.

A pequena menina de sorriso fácil teve que aprender a falar inglês frequentando a escola local. Os catedráticos começaram a perceber o seu talento com o universo da música. Não demorou muito, ela passou a ser a cantora oficial da escola. Mesmo sem saber falar o inglês corretamente, Mariana decorava o som das palavras das músicas e se apresentava nos eventos escolares com frequência.

Depois de um tempo, de volta ao Brasil, a adolescente Mariana Ava começou a fazer backing vocal na Igreja Fonte da Vida em Goiânia (GO), liderada atualmente pelo Apóstolo César Augusto. Quando isso acontecia, ela aproveitava a oportunidade para observar os compositores e cantores ministrando nos cultos.

Foi na adolescência também que passou a ministrar o louvor na equipe principal da Igreja Fonte da Vida. Nesse tempo, seus pais e alguns grandes amigos da família, fundaram o Ministério de Louvor ?Som de Avivamento?, da qual ela se recorda com muito carinho: ?Foi uma época maravilhosa, com acampamentos inesquecíveis que contaram com a presença dos músicos das igrejas locais. Na ocasião, lançamos um CD com a participação especial de David Quinlan. Foi aí que tive a oportunidade de cantar com ele uma composição de minha autoria em inglês.?

Não há dúvidas de que as influências brasileiras e norte-americanas contribuíram na formação do que Mariana é hoje: uma soma de unção, talento e versatilidade.

O seu primeiro disco, intitulado ?Mundo Azul?, foi lançado em 2001, aos 13 anos de idade. O segundo trabalho veio aos 16 anos (2004), ?Atitude de Cristão?. E em 2012, o terceiro álbum, ?Mariana Ava?.

Esse recente disco foi um divisor de águas no seu ministério a projetando ainda mais no cenário da música gospel. A principal marca desse trabalho, profissionalmente falando, é a notória presença da diversidade de ritmos: ?Eu amo música e cantar em vários estilos foi desafiador?, ressalta. Essa sonoridade diversificada é que mostra o diferencial artístico de Mariana que canta desde a música congregacional, passando pelo pop rock, jazz até a MPB.

E foi com o videoclipe da canção ?Sonhar, Sonhar?, do álbum ?Mariana Ava?, que a cantora foi indicada na categoria ?Pra Curtir? do Troféu Promessas 2013. No canal oficial da cantora no Youtube, o clipe ultrapassou 55 mil visualizações: http://www.youtube.com/watch?v=fttA1rhOcUc.

Atualmente, a cantora reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Está lá desde 2007. Nessa época estudou na Universidade de Nova Jérsei. Em 2010, casou-se com o americano Richard Zuclich. Mariana também é intérprete e pastora no ministério independente e missionário ?Som de Avivamento? (NY), e faz faculdade de cinema e música na New York Film Academy.

Em depoimento ao site do Troféu Promessas, a jovem cantora fala da alegria da sua indicação à maior premiação da música evangélica no Brasil, realizada com a marca da excelência da Rede Globo. Confira:

 

?Sou muito grata a Deus por esta oportunidade. Entendo como uma colheita. Uma semente plantada e que, somente pela bondade de Deus, frutificou e tem se frutificado em seu tempo kairos, que é o tempo de Deus. Esta premiação é um marco, um divisor de águas na história da música evangélica brasileira, valorizando os nossos ministros de louvor, intérpretes, compositores, cantores etc… É um símbolo de reconhecimento, respeito e inclusão do nosso gênero musical na sociedade.

?Sobre os nossos projetos, no final de novembro, pela graça de Deus, vamos lançar o videoclipe da canção ?All Four Seasons?, que tem como diferencial o fato de ter sido gravado durante as quatro estações do ano. Foi um trabalho marcante para todos nós que tivemos envolvidos na produção e captação das imagens. Em breve também vamos selecionar o repertório do nosso próximo álbum, com previsão de lançamento para 2014.

?Para você que nos lê, lembre-se que o primordial em nossa vida é colocar todos os planos e desejos diante de Deus. Nada se pode fazer sem que o Criador queira. Precisamos aprender a guardar a boa, perfeita e agradável resposta Dele para os nossos projetos. A hora da colheita chegará, no tempo (kairos) de Deus, que é diferente do nosso. Por isso, não desista jamais! Deus abençoe vocês.?

 

Conheça mais sobre o trabalho da cantora Mariana Ava: www.marianaava.com
Twitter: @MarianaAva